Comprar a tão sonhada casa própria é um desejo de muitos brasileiros. O mercado oferece uma porção de facilidades, mas que devem ser analisadas com cuidado, para que não se torne um pesado. Confira quatro dicas da Associação Nacional dos Mutuários – ANM-PR, antes de financiar um imóvel. Estas dicas serão essenciais para que se negocie com responsabilidade e da melhor maneira possível.

 

1 – Não forje sua renda 

 

Evite problemas futuros relacionados ao financiamento da sua casa e até mesmo a perda do imóvel por dificuldades de pagamento das prestações. Evite forjar sua renda, sendo que o ideal é comprometer apenas 30% do valor total da sua renda. 

 

2 – Lembre-se dos outros custos

 

Como complemento da dica anterior, ao financiar seu imóvel é necessário ter em mente que haverá outros gastos com o imóvel. Lembre-se dos impostos, como por exemplo, a taxa ITBI (que é 2,7% do valor do imóvel. Outros custos devem ser levados em consideração também: avaliação do imóvel feita pelo agente financeiro, o registro do imóvel no cartório, valores que devem ser pagos à vista para obter o financiamento. 

 

3 – Uso do FGTS 

 

Entre as possibilidades recomendadas para minimizar a dificuldade de pagamento está o uso do FGTS para abater o saldo devedor ou a prestação durante 12 meses. Antes de financiar seu imóvel, leve em consideração essa opção. Porém, atenção, essa modalidade de abatimento temporário não reduz a dívida, apenas dá fôlego para evitar a inadimplência. 

 

4- Débito em conta 

 

A opção de debitar a mensalidade diretamente na conta traz inúmeras facilidades, porém, fique atento com a prestação ao financiar e optar por essa modalidade. além do valor da parcela o banco cobra uma taxa de manutenção que deve ser depositada mensalmente. O não pagamento desta taxa deixa o mutuário inadimplente. 

Ficou com alguma dúvida ou está com problemas para pagar o financiamento do seu imóvel. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: (41) 98403-7274. 

Nos acompanhe também pelo Facebook e confira essas e outras dicas sobre financiamento de imóvel.